28.3.16

Paleolizando... Projeto Ovelha Fitness 5

Estava lendo essa semana alguma coisa sobre "quão paleo você quer ser" no blog do Teco Mendes e estava tentando me encontrar nesse mundão que é o modo paleo de se alimentar. Ainda estou em fase de adaptação e pretendo fazer novamente avaliação física mês a mês e os exames de sangue e ultrassom no meio do ano. Mas está tudo me indicando que esse é o melhor estilo de vida. Já estou mais no controle da alimentação, do que coloco em minha boca. Hoje tava ouvindo um podcast também do Teco que falou que a responsabilidade é minha. Se eu decidi encarar essa dieta, li sobre ela, aprendi que ela só vai me fazer bem, agora é responsabilidade minha e não de outras pessoas. Eu não posso achar que sou vítima das situações ou de que "não posso fazer nada em relação a isso" ou "é mais forte do que eu". Eu sou mais forte! Como falei, ainda estou em adaptação, então nada de achar que já sei de tudo e que já posso me sentir autoconfiante. Nadica disso. Vou continuar estabelecendo limites sobre o que compro e o que como e me livrar até de passar perto das tentações. Já diminuí muito as idas ao shopping e quando vou fico sentadinha, lendo sobre Paleo (é até engraçado). Aí vou comprar uma água ou um café pra desopilar e continuo lendo, sem olhar pras tentações e, é claro, não ficar na praça de alimentação pra não ficar sentindo cheirinhos tentadores. Estou me "paleolizando" aos poucos e o caminho é longo, mas não tão longo sem fim. É um projeto, com começo, meio e fim. Estou no começo. Depois tem o meio, a fase que mais nos testa com platôs e sentimentos estranhos, mas quando a gente passa por essa fase, chega o fim, o momento que aquilo incorpora no estilo de vida. Se cair, é só levantar. A certeza é que voltar aos hábitos antigos significar voltar à mesmice onde eu não estava satisfeita com meu peso, joelhos doendo, pés sempre inchados e doendo também, enfim, sem ânimo pra fazer as coisas, sem coragem pra enfrentar a vida, sempre aquela letargia constante com alguns momentos animados. Eu quero o contrário disso. Quero mais disposição e energia. A preguicinha só de vez em quando, até pra descansar. Ainda bem que meu marido está comigo nessa. Tenho esse apoio e preciso aproveitar muito que ele topou comigo e já está vendo progresso. Nâo sentir fome toda hora é demais. Não sentir fome! Isso é incrível! Existe isso e eu não sabia, nunca tinha experimentado! Ainda tenho planos de fazer jejum intermitente, mas ainda não chegou a hora. Mas já temos progresso: no controle da fome, o intestino melhorou, já não sinto tanta compulsão, já estou aprendendo a curtir chocolate 85%... mas vamos com calma... sem autoconfiança por enquanto. Ah, progresso no peso também... Hoje: 88,8 kg.

Observações:
Engraçado... estava vendo o que escrevi em meu post de 22/02... no dia em que decidi fazer o projeto ovelha fitness... eu escrevi que tinha que pegar firme na academia, que tinha que comer de 3 em 3 horas e que tinha que fazer escolhas saudáveis... fórmula certa para dar errado. Paradigmas velhos e obsoletos que não dão (e nunca deram) certo. Já mudei bem de lá pra cá... em 1 mês a conversa já é outra. Nada de 3 em 3 horas, nada de "escolhas saudáveis" que seriam provavelmente coisas integrais, light e zero. Aff! Coisa do passado, não tão passado, mas agora totalmente passado... No post de 07/03 ainda falei em comer frutas e feijão e lentilha. Já foi... A ficha caiu mesmo a partir de 10/03/2016, quando eu entendi o que é Paleo e LCHF (low carb high fat) e então realmente começou o projeto ovelha fitness. Mas é isso aí. Aprendizado e prática, reavaliação, novo aprendizado (agora mais consistente e embasado), nova prática... agora estou com o livro do Teco para ajudar...

Nenhum comentário: