25.4.06

Conversas com a psicóloga

Interessante, conversando hoje com a psicóloga, chegamos a conclusão que geralmente criamos intolerância a alimentos que comíamos muito antes da cirurgia. Eu, p. ex., fiquei com intolerância a leite e derivados e, antes da cirurgia, era o que eu mais gostava de comer - leite, queijos, milkshakes, iogurtes. Não fiquei com intolerância a carne, que por sinal, é um dos alimentos que mais "desce redondo" no meu estomagozinho. Antes da ciru, eu comia carne, mas não era preferência, era opção. Sendo assim, parece que nosso organismo trata de repelir o que antes nos engordava - os alimentos que comíamos muito.

Outro ponto esclarecido com a psicóloga, há umas semanas atrás, foi a questão dos parâmetros de comparação. Depois de operados, nós costumamos dizer que "comemos de tudo, só que pouco". Esse pouco é que é relativo. É pouco em relação ao que comíamos antes, mas é a quantidade que enche nosso estômago. Ou seja, era antes que comíamos muito por conta do estômago dilatado. Agora, nós comemos "normal" ou melhor dizendo, "o suficiente" para nossa capacidade gástrica.

Até agora, só fiz quatro consultas com a psicóloga, mas cada vez que vou sinto que dou mais um passo em direção ao "equilíbrio" do psicológico com o físico. Certamente, vale a pena o acompanhamento. Não é só porque já estamos "teoricamente preparados" (conversas, leituras, internet) que podemos dispensar a ajuda desse profissional. O pós-cirúrgico é diferente para cada um e "equilibrar" as sensações mentais com as mudanças corporais não é fácil. Já que temos pessoas que estudaram para nos ajudar, por que não recorrer a eles?

É isso. No mais, uma coisa que me fez sentir bem foi que fiz minha caminhada ontem à noite. Tinha umas duas semanas que eu não ía, porque estava inchada, na TPM e com retenção de líquidos. Foi muito bom ter retornado. Fazer exercícios requer disposição, tempo e "saco", mas quando vamos e fazemos, dá uma sensação de dever cumprido, de ter feito aquilo que devíamos fazer. É muito bom. Pretendo continuar fazendo como planejado - seg, qua e sex à noite por 1h.

Fui!

Nenhum comentário: